O aleatório enciclopédico

 

A Enciclopédia Britânica foi impressa pela última vez. Agora, só em plataformas digitais.

Eu fico entre ir correndo comprar os 32 volumes (e dar um jeito de me livrar de 32 volumes das minhas lotadas estantes para dar lugar) ou comprar um tablet. E a última edição da enciclopédia é bem mais cara que um tablet, custa quase US$ 1.400.

Se o orçamento fosse irrestrito, comprava os dois (e contratava um marceneiro para fazer mais estantes). Mas danem-se as minhas contas. Quero falar de enciclopédias. Eu amo enciclopédias.

Elas trazem em si o mundo do acaso. São um livro mágico em que você pode ler sobre abdômens, Abraham Lincoln ou ábaco. Lá em casa não tinha Britânica. Tinha Conhecer e Larousse. E eu e meu irmão inventamos um jogo, éramos CDF, que funcionava assim: um cantava uma palavra e o outro tinha que percorrer a estante (que tinha outras coleções de biologia, história, geografia, nossos pais são CDFs também) e formular uma definição. Lembro direitinho de quando minha mãe ganhou um vaso de cyclamen e a gente descobriu que ele vinha da Pérsia, que precisava de sol e crescia de um tubérculo.

Anos depois, quando eu trabalhava no caderno de Turismo da Folha, sempre que alguém precisava tirar alguma dúvida enciclopédica e virava para o computador e começava a digitar Wikip… O editor do caderno, Silvio Cioffi, levantava apressado já com sua edição miniatura da Britânica, uma caixinha linda, com três volumes, e interrompia e ia abrindo e procurando a dúvida em questão dizendo que não dá, na Wikipedia não, tem a Britânica aqui, é menor mas é melhor. Eu adorava fuçar aqueles livrinhos, que tinham umas ilustrações delicadas e miúdas.

Daí esses dias, a gente publicou, no Link, um texto incrível do Evgeny Morozov sobre o fim do flâneur na internet. E o Luiz Américo contou que flana na Wikipedia. E é legal também flanar na Wikipedia. Ele resumiu assim: “Não é incrível começar lendo um verbete sobre pinot noir, ir pulando de link em link e acabar nos hititas?”. É lindo.

Mas aí ontem conversando sobre o fim da versão impressa da Britânica eu pensei no seguinte: uma coisa é ir para um link dentro de um verbete que, num primeiro momento, foi procurado com intenção. Outra é abrir o livro e cair num verbete como quem abre a Bíblia procurando uma luz. Abriu na página de Nsukka. E aprende que é uma cidade no estado de Enugu, na Nigéria. Onde vive o povo lgbo que cultiva milho, mandioca e inhame.

Eu nunca pensaria em digitar Nsukka.

 

2.452 caracteres com espaço

8 Respostas para “O aleatório enciclopédico

  1. Magda Cristina

    Tem espaço na minha estante …no meu armário..na minha cama!!!é delicioso abrir enciclopédia…!!

  2. Maria Aparecida dos Santos Silveira

    Estou chegando agora em seu blog, Helô. Via uma pessoa que mora em La Floresta, arredores de Barcelona (Espanha). E fiquei sabendo onde comprar sacos de lixo em Santa Cecília, onde também moro. Esse globo é pequeno mesmo, não é?!

  3. uma coisa que foi dita e é sensata: o fim da encyclopædia britannica não significa vitóra da wikipedia.

    é a vitória do digital sobre o impresso.

  4. Eita, fiquei encucada! ó só? com a aleatorice de ter vindo ver comentários- li isso de La Floresta e tou achando tão bonito o blog ser lido lá, e quem quem será? — eu morei lá no fim do ano passado e
    será a inglesa da padaria, o português que nos cede inconsciente as ondas de internet, ou quem de qual daquelas casas cheias de cactos e plantas, pelas quais a gente, que mora na floresta de La Floresta, sempre passa a passo de tartaruga, olhando e namorando todos os jardins, para chegar ao trem…
    foi um transporte, – Maria Aparecida!

  5. Não tenho ideia se vai gostar, mas tem um jogo que acontece na wikipedia, rolava em alguns fóruns e depois criaram um ambiente para se jogar. Consiste em pular de um verbete específico até outro em menos tempo ou pulos.
    http://thewikigame.com/speed-race
    Depois diga aqui o que achou.

  6. No menu da Wikipedia, à esquerda, também tem a opção “Página Aleatória” ;)

Deixe uma resposta

