Por que eu adoro morar na Santa Cecília

Porque depois de rodar diversas lojas de jardinagem, dessas enormes, e de chafurdar na internet, atrás de floreiras de 20 cm x 10 cm que não fossem pretas mas sim coloridas, eu passei na floricultura da Terezinha e em dois dias ela me ligou pra eu ir lá buscar um arco-íris de floreiras, na medida certa.

Aí o cartão não passou, porque a máquina de Visa dela tava com problema. E ela: passa aqui depois e paga.

Porque depois de rodar diversas lojas de jardinagem e de chafurdar na internet atrás de cactos bonitos, pequenos mas bem espinhentos (jajá explico porque), lembrei da lojinha de R$ 1 do largo Sta Cecília em que, sabe Deus porque motivo, sempre há pelo menos uma estante com as suculentas mais suculentas e os cactos mais cactáceos que eu já vi. A R$ 2, cada.

Porque no caminho pra casa, com uma caixa cheia de cactos na mão, eu vi um senhor saído de um filme italiano sentado no boteco nordestino comendo uma mocofava. Boina, óculos escuro, cabelo branco, suéter listrado. Se minhas mãos não estivessem ocupadas, teria tirado uma foto.

E bem quando eu pensava em tirar a foto, olhei pra frente e vi um cara vestido de Chaves. Do Chaves da infância. Com o chapéu cobrindo a orelha, a camiseta listrada e a bermuda, o suspensório torto e tudo. Ele parou na calçada e fez a pose do Chaves, aquela de quando ele trava. E lá ficou.

Eu subi a rua rindo, mano, que bairro divertido. E parei pra comprar saco de lixo na bomboniére. Ah, sim.

Porque na Santa Cecília a gente vai na bomboniére comprar saco de lixo.

E, como eu disse, eu tava carregando uma caixa de cactos, as duas mãos ocupadas. O moço já veio rindo, dá aqui a caixa, moça, eu vou guardar aqui no escritório. Peguei o saco de lixo e fui pagar.

– Oi, se o tamanho do saco de lixo estiver errado, posso trocar? Eu nunca sei se é 60 litros, 100 litros, 30 litros…

E o cara:

– Hm, poderia, mas só se a embalagem não estiver aberta.

Ficamos os dois pensando… Com a embalagem fechada eu não tenho como saber se o saco de lixo é do tamanho certo. Se abrir a embalagem e descobrir que está errado não posso trocar. Então a resposta é…

– Ah, quer saber? Abre o saco com cuidado, vê se é o tamanho certo, se não for, coloca direitinho na embalagem e vem aqui que eu troco.

Paguei e logo já apareceu o moço com minha caixa cactácea.

2.295 caracteres com espaço

10 Respostas para “Por que eu adoro morar na Santa Cecília

  1. Eu trabalho nesse bairro. E quero muito me mudar para lá. É tudo muito bacana, meio místico, beirando a nostalgia. Desde a região ali do Largo S.Cecília passando pela Santa Casa até aquelas ruazinhas tipo Cesário Motta, que correm paralelas àquele monstrengo de concreto com nome de general do regime militar que nos avisa onde é o limite do bairro, Outra coisa boa de lá é o Fuad. Ali, me lembro de ter lido alguns papéis pendurados nas paredes do restaurante-boteco falando sobre como é bom ser ceciliano, e o que fazer para não ser confundido com um morador do Higienópolis. Hahahahaha. Impagável

  2. Ai que coisa linda!
    Já imaginei uma hortinha suspensa para tentar enganar as formigas e resolver meus problemas lá em casa.

    • caracterescomespaco

      Ó, Clarice, esse esquema que eu fiz foi bem simples e barato. Cada jardineira custou tipo R$ 4 reais. E eu comprei uns ganchos, em S, numa loja de ferragens, que foram bem baratos. Se você tiver um lugar pra prender, dá super certo. Só tem que ver que precisa ter uma superfície de apoio atrás da jardineira (ou embaixo) se não ela fica inclinada.

  3. Magda Cristina

    Eu que venho de longe me sino em casa em santa Cecília,onde as pessoas dizem bom dia,como aqui.Onde realmente comprei o comedouro para passarinho para colocar na minha árvore, e a pessoa ao lado me perguntou,meio deslumbrada,você tem uma árvore no jardim e quando respondi que tinha 3,porque agora tenho 4, ela disse onde?…pensei num lugar muito parecido com esse, mas onde o verde ainda tem muito espaço.
    Lugar de pessoas que não se esqueceram que são pessoas…isso pode parecer bobo,mas é mágico.Onde se é o que se deseja ser…até mesmo uma fadinha iluminada caminhando pela calçada a noite!!! Magia pura!!Adoro Santa Cecília

  4. Maria Aparecida dos Santos Silveira

    Oi, Helô!

    Hoje eu saí atrás da floricultura da Terezinha e não achei. É no largo Santa Cecília mesmo?
    E a bombonière que vende saco de lixo, onde fica?
    Eu moro em Santa Cecília mas não conheço essas lojas.
    Beijão

    Cida

    • caracterescomespaco

      Oi Cida! A floricultura da Terezinha é na esquina da Baronesa de Itu com a Angélica.
      A bomboniére do saco de lixo é na Martim Francisco, entre a Canuto do Val e a al. Barros, do lado ímpar da rua, com toldo verde!
      beijo!

      • Maria Aparecida dos Santos Silveira

        Ah, que legal! Sem querer eu fui nessa floricultura e conversei com a japonesa que, com certeza, deve ser a Terezinha.
        E a achei muito legal. Ia voltar lá, para fazer o que tem que ser feito, só pelo jeitão dela. Que bom que é lá mesmo.
        Obrigada, viu!
        Beijão e bom fim de semana!!

  5. Olá!
    Eu moro na praça roosevelt e estou pensando em me mudar para um prédio q fica exatamente em frente ao metrô sta cecília, ali no largo. Meu único medo é sobre segurança do local pq eu ando mto a pé e à vezes xego tarde em casa e fico com receio de não poder circular por ali à noite.
    O q vc axa?
    Obrigado.

  6. Heloisa Lupinacci

    Oi, Paulo, só vi seu comentário agora. O metrô Santa Cecília é bem movimentado e tem uma base móvel da Polícia que, apesar de móvel, está sempre lá já tem alguns anos. Não é um lugar inseguro. Mas também não é o lugar mais seguro do mundo. Com a operação na cracolândia, toda a região da Santa Cecília próxima do Minhocão recebeu usuários de crack desalojados da Nova Luz. Na maior parte das vezes, eles ficam na trip deles, mas, não sejamos hipócritas, muitas vezes, na hora da vontade, eles acabam assaltando. A região ali bem perto do metrô, por ter a base móvel e ser cheia de gente, acaba sofrendo menos esse impacto, mas se você anda a pé, vai perceber que em uma ou duas quadras para lá ou para cá a coisa muda bastante de figura. De toda forma, acho que a cena é, no geral, bem parecida com a da Roosevelt. Como vantagem, você estará perto do excelente Sacolão da rua dona Veridiana e da loja de 1,99 que vende plantinhas lindas. Terá a casa do norte do Luizão pra comer PF a R$ 8 e muitas outras coisas simpaticas que o bairro oferece. Se tiver mais dúvidas, escreve pro meu email helolupi@gmail.com. Eu ando um pouco distraída, mas prometo tentar responder. Beijo

  7. Olá, vou passar uma semana num hotel em santa cecília, chamado rojas, fica na avenida são joão, gostaria de saber se muito perigoso andar depois das 18h

Deixe um comentário

