As pernas do bonde não são mais as mesmas

KY Delícia! O REI do KY Delícia quebrou tudo nessa ilustração incrível para o Caracs. Senhoras e senhores, com vocês, Thiago Jardim. Guentou?

Volta e meia eu me lembro das pernas do bonde. Eu sei que bondes não têm pernas e não estou falando de catacrese. Falo da metonímia, aquela figura de linguagem que a gente aprende usando as pernas brancas pretas e amarelas do bonde do Drummond. A metonímia, se você não lembra, é quando você usa uma palavra no lugar de outra e todo mundo entende.

Exemplo:

Se alguém pergunta “Viu o Woody Allen?”, aqui em São Paulo, numa mesa de bar, você sabe que é o filme, não o cara.

Pois eu, toda vez, todavia me confundo. Não, não fico na dúvida do objeto da pergunta sobre o Meia-Noite em Paris (que, não, eu ainda não vi, embora saiba que tenho que). O que acontece é que eu sempre esqueço-lembro que o nome dessa figura de linguagem é metonímia.

E sempre o Google me salvou. Escrevia “pernas no bonde” lá e logo aparecia a apostila do vestibular.

Dia desses, porém, eu estava falando com a Carla, que é minha vizinha de mesa no melhor estilo vizinha-maroca, e caímos de novo nesse bonde. Como esqueci-lembrei que era metonímia, lá fui procurar as tais pernas no Google. E tomei um tapa na cara do zeitgeist.

Resultados da busca:

Abre as Pernas – Bonde do Vinho
Bonde do 3 Pernas Vai no Céu da Sua Boca

(Bonde do três pernas, mano. Você sacou? Perna-perna-pintão)
Baixar Bonde Ky Delícia – Embola as Pernas
(E esse trocadalho do caralho? KY no trocadilho dos outros é refresco)
Bonde Enloukece – Agachando e jogando as Pernas

Não sou moralista, nem guardiã da boa música e até dou trela pra quem defende o funk como estética, mas, cá entre nós, me deu saudade do Bonde do Drummond. Quando as pernas, poéticas, e não eram apenas o portão do sexo.

PS: amigos leitores da redação do Estadão, não é lindo que no post de estreia do Thiago ‘Que Delícia’ Jardim… já entenderam, né.

1.630 caracteres com espaço

Uma resposta para “As pernas do bonde não são mais as mesmas

Deixe uma resposta

