Eu só queria um cafezinho

JC em todos os lugares

De uns tempos pra cá, abriu aqui perto de casa um simpático café chamado BookCafe.

De fora, olhando pra dentro, dava pra ver uns livros e um ambiente razoavelmente aconchegante. Mas um pouco fora de mão para o dia-a-dia (é muito perto de casa, mas há outros cafés mais bem localizados, como entre o restaurante e a casa, entre a depilação e a casa e assim por diante).

Pois um dia desses, depois do almoço, decidi passar lá pra ver qual era. Entramos, eu e Rafa, naquele ambiente todo meio branco, espiamos aqui e acolá e pedimos dois cafés. Sentamos na mesa e tinha ali dois livros.

Um era um catálogo de uma editora de livros religiosos, que eu peguei pra ver. O outro era um livro de um cara chamado Dong Yu Lan, que o Rafa pegou pra ver. Quando abri o catálogo chegaram os cafés e começou a conversa:

Eu (falando para o Rafa): – Dong Yu Lan, Dong Yu Lan, Dong Yu Lan. Ô loko, todos os livros dessa editora são desse cara.
Garçom: – Ele é chinês.
(Eu pensei por um segundo: jura? Achei que era italiano. Mas repensei: ah, o cara tá só sendo simpático)
Eu: – Ah, é? Legal.
Rafa (falando pra mim): Não sabia que tinha chinês cristão.
Garçom (agora em tom professoral): – Ele fugiu da China, se mudou para o Brasil e se tornou um mestre. Os livros trazem o ensinamento (daí eu parei de prestar atenção. Ele seguiu falando um tanto sobre os ensinamentos de Dong Yu Lan, mas notei que ele tinha sotaque e que estava afim de falar então emendei).
Eu: Ele é chinês e você? É de onde?
Garçom: Paraguayo. Sou missionário. Vocês são católicos?
Eu e Rafa: Não.
Garçom: Mas acreditam em Deus, NÉ?
Eu e Rafa: Não.

E eu já pensando: caralho, viu, agora vem. Que saco. Se o lugar se chamasse Cafétólico e eu ia achar graça.. Podia chamar Cafétequese. Mas Bookcafé?! É uma arapuca! Você acha que vai tomar um cafezinho folheando um livro? Achou errado. Você vai tomar café sendo catequizado.

Acontece que eu já fui catequizada. E crismada. Estudei em colégio religioso. Rezava terço e, se não me engano, já rezei até rosário. Já fui em missa em latim, padre de costas. Já fui em missa de Quarta-Feira-de-Cinzas (ajoelha, levanta, senta, ajoelha, levanta, ajoelha, senta, levanta). Já fiz novena, vigília, quaresma. Sei a Salve-Rainha e o Credo decor (que Pai Nosso e Ave Maria é coisa de iniciante). E mais: vi, a minha vida inteira, a minha vó dar a primeira xícara de café recém-coado para São Benedito, ou seja, nem me incomodo de misturar café com religião. Mas me sinto no mais absoluto direito de não querer ser catequizada de novo, assim logo depois do almoço.

Disse: – Pô, do lado de fora não há um sinal de que esse é um café religioso.

O cara que estava no caixa resolveu intervir.
Caixa: – É que qualquer um pode vir aqui.
Eu (quase aliviada por conseguir interromper a catequese): – Ah, que bom.
Caixa: – E qualquer um pode consultar nossa biblioteca (apontando pra outra sala). Lá tem livros para jovens como vocês. Casais jovens, como vocês.

Desistimos e ficamos em silêncio olhando as xícaras ainda pela metade. Golão de café, quanto é? Obrigada. Tchau.

Na saída, fiz questão de checar se na fachada havia algum sinal de que aquele era centro de conversão. Nada. Apenas o letreiro: Bookcafé.

3.193 caracteres com espaço

11 Respostas para “Eu só queria um cafezinho

  1. Muito bom que você tenha observado mais essa isca armada para atrair os incautos. Parabéns.
    Luciano – São Paulo.

  2. Uma pena vc não ter percebido a “Arapuca” como vc disse, que o Próprio Deus está armando em seus passos, com o único intuito de Se revelar a vc, criou até um Bookafé, pois, se estivesse escrito na Placa: Igreja, Religiosos, Cristãos, homens e mulheres de Deus que anseiam em orar por vc, certamente vc não entraria… uma pena… vc não ter percebido o quanto Deus te ama e o procura…

  3. Entra quem quer, se não gostou, não volte e pronto! É um pais livre!

  4. se vamos fazer qualquer negócio com vistas ao sustento financeiro de determinada obra cristã,devemos ser perfeitos,como monges fazendo quitutes.

  5. LEGAL MAS O NOME DA TAL CAFETERIA NÃO É BOOKCAFÉ E SIM: BOOKAFÉ. BOOK – à – FÉ = A LIVROS QUE LEVAM A FÉ.

  6. inda bem que sairam ilesos ….Deus esta cuidadno de vcs !!!

  7. no me gusta religion :(

  8. HAHAHAHAHA
    Ri muito!!
    Eu entendo você totalmente. Eu já pertenci à essa igreja, “desse” cara, Dong Yu Lan. Ele é tipo um ídolo. Põe no google “Estância Árvore da Vida” e você vai ver: é meio que tudo dele. A editora é meio dele. Esse local, “Estância”, que é tipo um clube de férias de evangélico (pq eles são evangélicos, não católicos), é meio dele. Tudo é meio dele.
    Inclusive a bookcafé. Sabia? É dele. =)
    Hoje eu faço parte da Igreja do Livro Transformador. Ou seja, eu só leio. Ficção, romance de sacanagem, clássicos, romance de banca de jornal, bestseller, enfim, tudo. Menos coisas da Editora Árvore da Vida.
    Editora riquíssima por sinal!
    Beijos!!

  9. Ah, só mais um detalhe que eu acabei de descobrir, dois segundos depois de comentar aqui:
    O nome não é BookCafé. É Bookafé, de Book-a-fé.
    JURO!
    =O

  10. O curioso é como mesmo tendo tantas advertências do Senhor na Sua Palavra (Que é a Autoridade Máxima juntamente com o Espírito Santo) “Vede que NINGUÉM vos engane, mesmo assim, quando algo está explicitamente contra tudo o que vemos no exemplo dos apóstolos do Senhor (sim, o verdadeiros, não os que a si mesmo se entitulam e são engrandecidos por bajuladores), não consigo imaginar o apóstolo Paulo dando dicas de como poderíamos alcançar pessoas para o Senhor ao custo de perdermos cem vezes mais com o escândalo que isso já provocou e ainda provoca, com a Bíblia toda falando que o comércio é uma coisa associada a Satanás na sua queda “Na multiplicação do seu comércio…” A única vez que vemos o Senhor com um azorrague na mão, virando mesas, espalhando todo o dinheiro pelo chão e expulsando pessoas, foi justamente por causa de pessoas que estavam transformando o que era sagrado “A minha casa será chamada Casa de oração” em “covil de ladrões e Salteadores”
    Se você acha que estou mentindo, entre no Youtube e julgue por si só…os lideres estão lá,o nome do video é “SEJA UM EMPRESÁRIO DO BOOKAFÉ” Por causa de ensinamentos como o deste vídeo eles aprovam que a igreja testemunhe nas reuniões coisas como “Aleluia irmãos, eu vendi uma galinha na rua para ajudar o CEAPE” (isso eu vi numa reunião de casa).
    Eu me calei durante muito tempo, mas o Senhor me mostrou que devemos batalhar pela fé, e falar a verdade em amor, é falar a verdade mesmo. Se o que eu digo é mentira, não me creiam. Deus é minha testemunha. Se vc. olha o que o Senhor fala a uma das igrejas do apocalipse, ele elogia aqueles que põe a prova os que a si mesmo se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos” Ele diz que eles odeiam as obras dos nicolaítas as quais ele também odeia… e vai por aí afora… Sendo assim… odiando aquilo que o Senhor odeia devemos lutar contra não buscando aprovação dos homens, mas a fidelidade a Deus e nosso Senhor Jesus Cristo. Tem um irmão que sempre me chama para fazer parte do bookafé… diz que eu ainda vou trabalhar lá…
    Sabe… se tudo lá fosse de graça… os livros, a comida, o serviço… “DE GRAÇA RECEBESTE… DE GRAÇA DAI” Eu ainda acho que seria parte de métodos humanos, mas… acho que até poderia ser… poderiamos chamar os pobres… pelo menos haveria contexto… Eu fico ainda mais impressionada com o controle… Com o livro “AUTORIDADE E SUBMISSÃO” do Watchman Nee que eles só publicam os capítulos que falam da submissão à autoridade… e amarraram todos os irmãos com isso, e eles nem sabem que o livro tem mais capítulos que eles não publicam que falam da natureza da Autoridade…(AUTORIDADE ESPIRITUAL que é o mesmo livro, publicado pela editora Vida) que desqualificaria o domínio que eles exercem sobre os irmãos por completo… “Pastoreai o rebanho de Deus… nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando vos modelos do rebanho” I Pe 5:2a, 3.
    Em Lucas 6:40 o Senhor Jesus diz: ” O discípulo não está acima do seu mestre;todo aquele, porém, que for bem instruído, será como seu mestre”
    Eles usam a expressão… “devemos nos submeter aos irmãos que estão na nossa frente… ” então eu penso… se estão na nossa frente devem se parecer com o Senhor… So que… não posso imaginar o Senhor nos mandando vender livros e contruir cafeterias em prol do seu reino. Isso não passa de uma distração.
    Mas, como disse um servo de Deus :
    “HÁ UMA EXPECTATIVA SOBRE VOCÊ, uma expectativa que vc. brilhe nessa geração!
    Nós estamos vivendo um tempo, como disse o profeta Malaquias, que aqueles que temem ao Senhor se unirão uma vez mais, e pensarão em Seu Nome, e um memorial será escrito para eles. Ml. 3:16
    Mas se o Espírito de Deus está verdadeiramente sobre você, você não estará satisfeito. Você não será encontrado nas “supostas” “casas de Deus” com os pés esticados no altar, com um copo de café na mão, assistindo a um culto em Power point, sobre um Cristo que não conhecem”
    Aqui termino minha contribuição, na medida que a possuo, com a fidelidade que devo a quem me amou demais.
    “Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo
    contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças,
    como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à
    verdade, entregando-se às fábulas.”
    (2Timóteo 4:3,4)
    II Pe 2:3 “ também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias;”

  11. kkkkk qual o mal de pregar desta forma oferecendo um livro um café a igraja catolica ofereces quentao na quermece o crente a chave a properidade onde estes caras errou

Deixe uma resposta

