Defina cheque, defina especial

Ontem a revolta se instaurou dentro de mim: Quando foi que ‘estar negativo no banco’ ou ‘estar no vermelho’ virou ‘entrar no cheque especial’.

Que cheque, porra? Não tem cheque nenhum! E nada de especial! Cheque você escreve com caneta, coloca a data, assina, arranca do canhotinho, escreve ali uns garranchos pra supostamente conferir depois. É uma ação complexa, que inclui vários instrumentos.

Cheque especial não. Não tem caneta, nem papel, nem dia, nem nome, nem garrancho nem conferência.

É só o sinal de menos na frente do número. Um dia era só o número, um dia depois tinha um menos na frente e você estava negativo. Isso faz sentido. Antes, quando o menos aparecia, o número ficava vermelho. Agora não, tudo parece bem, o número está preto, apenas com o menos na frente. E agora ele chama cheque especial. É muita papagaiada! Que cheque? Especial pra quem? Quando foi que isso aconteceu? São tantas perguntas, e aquele menos na frente do meu saldo bancário me tirando o sono…

3 Respostas para “Defina cheque, defina especial

  1. Daniel Campos

    Querida Helô, adoro seu BLOG. Acho genial todos os seus comentários. O cheque especial, é especial sim. Para o banco/baqueiro. E pro governo pois o IOF está nas alturas. Eu já estive do lado de lá. Na apuração do lucro do banco, o cheque especial faz a alegria da casa. Usar cheque especial é morrer de trabalhar para sustentar mordomias.
    Daniel Campos

  2. Nossa, esse lance de cheque epecial também me revolta muito. Cadê a porra do “cheque”? hahaha
    Mas esse post me lembrou de um que meu pai fez sobre como somos todos caixas de banco: http://issonaomecomove.blogspot.com/2010/10/somos-todos-caixas-de-banco-felizes.html

    ps – adoro seu blog!

Deixe uma resposta

