Harmonização de vinho com tudo

Tudo começou na sexta passada, dia triste e cansativo. Eu precisava de descanso. No dia seguinte ia receber uns bons amigos para um almoço. A Ana, de quem já falei aqui, embarcava pra Holanda (ANA DE HOLANDA, gente!), onde vai passar um ano, na terça. O almoço era pra despedir dela. O menu era lasanha, que eu decidir fazer na sexta à noite.

Cheguei em casa, mise en place, abri um vinho, liguei o som e me entreguei à restauradora tarefa de cozinhar. Notando a rápida recuperação do meu estado de espírito, postei a fórmula no Face:

Duas horas depois, o Luiz Horta comentou. Mas pausa para descrever o Horta. O Horta é o Mr. Hulot. Eu não sei o que o Mr. Hulot aprontou lá na França para ter de fugir pra cá. Mas o fato é que ele está ali, trabalhando como crítico de vinhos do Paladar. O Horta usa paletó de tweed com bombacha e All Star. Ele é uma espécie de dândi-indie. O cara é foda. Pois bem, o Horta perguntou:

Eu estava só esperando ele se manifestar. E respondi, sem poder imaginar o que aconteceria depois:

E foi assim que começou:

Em 2006, o Horta tinha proposto em um blog seu antigo uma brincadeira dessas com pintura.

Embaixo das imagens vinha a explicação:

A brincadeira, na verdade é um jogo, é definir os estilos de vinhos, uvas, regiões, através de imagens, mas não retratos dos vinhedos. Assim a imponencia e complexidade vetusta de um Grand Cru de Bordeaux, com duas decadas ou mais nas costas, faz pensar num salão de espelhos bem do grande século. Enquanto que a simplicidade, sinceridade e limpeza de propósitos de um bom Tannat uruguaio imediatamente se conecta com um pintor como Duccio, ou Ucello, ou até Giotto, aquela angulosidade de taninos que fazem parte do contexto, aquela perspectiva tal qual se pode ver. Um cabernet franc do Chinon, um Carpaccio, o pintor não a carne…fiz várias mas vou postar só 3 por enquanto, esperando sugestões. E olha que eu não bebi!

Pois bem, eu que sou bem metida (no sentido de quem se enfia, não no do nariz em pé — espero eu, claro), bem topei a brincadeira. Ela tá rolando no Face. Mas eu vou colocar as rodadas aqui no Caracs. A título de registro.

Pra ver todas as rodadas, clique aqui.

3.135 caracteres com espaço

10 Respostas para “Harmonização de vinho com tudo

  1. Pingback: Primeira rodada | Caracteres com espaco

  2. Pingback: Segunda rodada | Caracteres com espaco

  3. Pingback: Terceira rodada | Caracteres com espaco

  4. Sonia Denicol

    Oi Heloisa, você não me conhece e nem eu a você, mas cheguei até aqui porque o Luis Horta compartilhou esse teu comentário no facebook. Alguma coisa original que chamou atenção em meio a tanta abobrinha que se publica por lá.
    Então te escrevo para dizer que adorei a brincadeira de harmonizar o vinho com tudo. E não páre por aí, o mundo do vinho está precisando de alegria e descontração.
    Grande abraço
    Sonia Denicol

  5. Pingback: Quarta rodada | Caracteres com espaco

  6. Pingback: Quinta rodada | Caracteres com espaco

  7. Pingback: Sexta rodada | Caracteres com espaco

  8. Pingback: Sétima rodada | Caracteres com espaco

  9. Pingback: Rodada tripla animal | Caracteres com espaco

Deixe um comentário

