O baile das bolinhas

Não uso Skype e destesto MSN: sou adepta do Gtalk. É lá que eu troco meus escritinhos. E é lá que notei mais um drama dessa vida digital: o monitoramento de status.

É o drama do baile das bolinhas, uma dinâmica que lembra muito a das festas: você está de olho em alguém e está numa festa em que pode ser que a pessoa apareça, daí você fica o tempo todo checando para ver se a pessoa apareceu. O mesmo se dá no Gtalk. Você sabe que a qualquer minuto a pessoa pode ficar verde. Então volta e meia vai lá conferir. Daí quando ela fica, frio na barriga, ai meu Deus, puxo papo ou não?

É por isso que eu detesto a bolinha vermelha, a de ocupado. Ela equivale a quando a pessoa chega à festa, mas, blasé, deixa claro que não está afim de papo. Não quer conversa? Fica invisível, pô. Seria lindo ir a uma festa e ficar invisível. Aqui você pode. É perfeito.

E ainda tem outra vantagem no Gtalk: você pode decidir que não quer saber se a pessoa está online ou não – se chegou ou não à festa. Decisão tomada, você sabe que não precisa mais checar. Porque você mesmo ordenou que aquela bolinha não apareça nunca. Só que você logo descobre que basta escrever o nome da pessoa lá emciminha para o Gtalk dizer se ela está ou não online. Daí você passa da checada geral pra checada específica. Nesse caso, só resta bloquear. Mas daí a pessoa também nunca vai saber que você está online e daí vai que ela queira falar com você por ali, vai achar que você nunca mais conectou.

E isso tudo sem falar do ausente, o auge do monitoramento. A bolinha estava verde e fica amarela, você conclui: saiu da frente do computador. Daí fica verde, e você: opa, voltou, agora responde.

1.666 caracteres com espaço

Anúncios

7 Respostas para “O baile das bolinhas

  1. Primeira regra da internet: respeitáras o status de cada um.

    Que tortura…

  2. Paula Pereira

    Eu vivo nessa… além de ser uma tortura gera uma ansiedade e tanto!

  3. Eu fico sempre ocupada por que estou trabalhando.

    Para mim, a bolinha vermelha é: to ocupada, mas se for importante, eu respondo. Ou, se vc for legal, eu te respondo. Assim, ignorar um papo chato é muito mais fácil!

  4. eu sempre tô verde e já fui muito criticada por isso.
    (pq, na vida real, às vezes eu não tô verde.)

  5. Fico sempre no vermelho tb.. assim so os intimos te chamam para um papo.. e claro, se qq outra pessoa te chamar, nao fica chato nao responder, afinal, vc esta ocupada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s