Um verbo geminiano

Uns chamam de Grand Canyon, outros de altar (hein, hein, Matias?)

Um dia, já tem um certo tempo, a Ana, sempre perspicaz, perguntou pra mim (foi mais ou menos assim, faz tempo, não lembro a frase exata):

“- Helô, quando alguém diz ‘releve isso’ está querendo dizer ‘dê menos importância a isso’, mas daí quando se diz que algo é ‘relevante’ é porque é importante. E agora?”

Como eu não soube responder, apelei para o maravilhoso pai dos burros. E então descobri o drama do verbo relevar, que é, certamente, geminiano.

relevar

Acepções
■ verbo
transitivo direto
1 dar relevo a; tornar saliente; fazer sobressair
Ex.: o adorno releva a beleza
transitivo direto
2 dar alívio a; atenuar, consolar
Ex.: uma palavra amiga releva as dores
transitivo direto
3 dar consentimento para; permitir
Ex.: releve que eu faça isso
transitivo direto e bitransitivo
4 conceder perdão a; desculpar
intransitivo
5 convir, ser importante

Percebe como uma definição anula a outra? Lidas as definições, eu, Ana e Carla, que também estava ali, fizemos, todas as três, uma profunda cara de pesar.

Mas eu continuei lendo. E daí vem a confirmação absoluta de que “relevar” foi criado entre meados de maio e meados de junho. Atente:

Sinônimos
ver sinonímia de desculpar

Antônimos
ver antonímia de desculpar


Eu acho que vou até colocar de novo, porque isso é lindo demais:

Sinônimos
ver sinonímia de desculpar

Antônimos
ver antonímia de desculpar

Pobre verbo geminiano…

1.373 caracteres com espaço

2 Respostas para “Um verbo geminiano

  1. Eu precisava usei o meu dicionário para entender isso, e agora eu estou com medo: eu sou um geminiano.

  2. Amo todos os geminianos. A capacidade de agradar a todos de vocês e a maneira como escondem suas preocupações e desesperos acalma qualquer virniana louca como eu.

Deixe uma resposta

