Shuffle extreme

Eu já postei essa imagem aqui, mas resolvi postar de novo. Porque isso é um lindo mecanismo dinâmico de acesso randômico à memória

Um dos problemas de abraçar o modo de vida shuffle é que, em algum momento, você se vê procurando maneiras de eliminar cada vez mais o não-aleatório. Em primeiro lugar, uma breve retrospectiva da minha modesta defesa a esse estilo de vida: esses dois posts (este e este) versam sobre o meu iPod Shuffle. Este é pela navegação shuffle. E este sobre novos limites do shuffle.

Mas eu sempre tive uma crise com shuffle do iPod: há uma seleção prévia, pois eu coloquei aquelas músicas lá dentro. Portanto a surpresa é limitada.

(Breve parêntese: na busca por aumentar o espaço do aleatório na minha vida, criei um novo método de alimentação do iPod. É assim: amigos queridos gravam pendrives com músicas para mim, eu coloco todas essas músicas no iPod e coloco no shuffle. Sem saber direito do que se trata. Mas, ainda assim, há uma seleção. Ela só não é mais feita por mim.)

Pois hoje a Tati, que toca o excelente blog P2P escreveu sobre o Shuffler.fm.

Esse maravilhoso serviço online funciona assim: você escolhe um estilo e ele sai tocando músicas. Aleatoriamente. Eu, por exemplo, depois de clicar no canal Folk, acabei de ouvir um lindo cover que o Iron and Wine fez de Waiting for Superman, do Flaming Lips. E dá-lhe shuffle, o modo de vida que abre as portas para as boas surpresas.

1.288 caracteres com espaço

4 Respostas para “Shuffle extreme

  1. eu tb sou super adepta do shuffle esquizofrênico no ipod. ainda mais quando aparece uma novidade, uma redescoberta, ou eu aprendo que ‘aahhhh, então essa música é dessa banda’. mas muitas vezes eu coloco no shuffle pensando em uma música específica. é um jeito meio idiota de ouvir o shuffle. mas é diferente ouvir aquela música quando você põe e quando o shuffle toca, não é? fico que nem besta passando pra frente na esperança tonta de que seja a próxima das milhares que tem lá. como forçar o acaso para acontecer de novo.

    • Nossa, essa coisa de esperar uma música tocar no shuffle é, para mim, uma das maiores torturas dos tempos contemporâneos. Eu tenho certeza que tem uns sensores cerebrais nos fones de ouvido que entendem que vc quer ouvir bem aquela música e daí ele simplesmente não toca. Tenho certeza.

  2. Comigo acontece algo que nunca consegui entender, cheguei até a achar que era um recurso de IA do ipod shuffle – tenho 4, um de cada cor para ocasiões diferentes, ou seja, as tais pré-seleções – e escrevi para o Fale Conosco da Apple Brasil, e procurei em vários fóruns por minha dúvida: “por que as músicas que mais gosto se repetem mais no shuffle que as demais? e por que algumas músicas da lista quase nunca tocam ou tocam em uma frequencia muitíssimo menor que algumas outras?” … Nos fóruns, ao menos, acabei descobrindo que isso ocorre com mais pessoas, mas o suporte da apple brasil até hoje não soube me responder a contento, apenas se limitaram a dizer que isso não é um “bug” do aparelho, é o funcionamento normal. o_O

Deixe um comentário

