Caracteres de néon no deserto

Caracteres luminosos com muito espaço em Boneyards, Las Vegas

Tem uns lugares que são tão incríveis, mas tão incríveis, que às vezes tenho a sensação de era tudo invenção da minha cabeça e que eles não existem coisa nenhuma. E volta e meia vou conferir se eles continuam sendo de verdade ou se fui eu que inventei tudo.

Esses dias eu fiquei bem feliz de cruzar com essas fotos do Boneyards do Neon Museum. Eu estive lá, mas mesmo assim já estava achando que ele era uma espécie de vale dos unicórnios atrás da cachoeira.

O Neon Museum fica em Las Vegas e funciona assim: todos os néons quebrados, queimados, velhos, à beira da morte, são levados para o Boneyards e ficam lá em vez de serem jogados no lixo. É um cemitério de néons. Alguns dos néons são recuperados e passam a ser expostos em Neonopolis, que fica na Freemont St, onde Las Vegas nasceu. Os néons quase mortos são ressucitados e pendurados onde a cidade nasceu.

Las Vegas é no meio do deserto. E Boneyards fica numa espécie de estacionamento. Daí venta e a areia vem com tudo e enterra uma parte dos néons. Fica tudo parecendo ruína de um tempo em que Las Vegas era mais SinCity e menos Disney.

Neonopolis é um shoppingzinho alto, com uns 5 andares e um grande vão central. À noite, quando todas as lojas fecham, o salão fica aberto, e os néons continuam ligados. Resultado: os néons ficam ali pairando em uma espécie de túnel vertical. Parecem fantasmas de um tempo em que Las Vegas era menos Disney e mais SinCity.

Essas fotos incríveis são de Pam Sattler e foram postadas no Flickr dela

*

*

PS: Outros lugares assim: Coney Island (NY), Dubai, Sonoma Fair (CA), Cypress Gardens (FL), Feira de S. Joaquim (Salvador, BA), mercado de Tolula (México).
*
PS2 – Atualização: E bem hoje o MoCA (museu de arte contemporânea) de Los Angeles anunciou exposição com as fotos da viagem que Robert Venturi e Denise Scott Brown fizeram para escrever o livro “Aprendendo com Las Vegas” (Cosac Naify, R$ 65). Dá uma olhada:

1.419 caracteres com espaço

Anúncios

Uma resposta para “Caracteres de néon no deserto

  1. Fico aguardando os posts sobre os outros lugares – fora o obituario do McQueen!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s